O Dilema da Internet: Possibilidades e Escolhas

A Internet. Um mundo cheio de novas oportunidades. Esta ferramenta abriu portas a coisas que até então nunca foram possíveis: contactar pessoas de todo o mundo em tempo real, divulgar informação, partilhar ideias (como podem ver), facilitar trabalho (networking), you know the drill. Tantas possibilidades para potencializar o trabalho e o papel de um RP…

Surgiram infinitas modalidades e possibilidades comunicacionais. Mas as consequências também fazem parte da bagagem. Criticam-se as mudanças dos hábitos comunicacionais cara a cara, fala-se da questão da privacidade e vigilância das nossas vidas pessoais. As redes sociais vieram possibilitar o acesso a informações sobre onde estamos, a que horas fizemos o quê, com quem e porquê. Se pensarmos bem no assunto, torna-se um pouco assustador, admito.

As possibilidades da internet estendem-se para lá do horizonte. O que torna o seu uso correto ou incorreto, bom ou mau, moral ou imoral, seguro ou inseguro são exatamente as possibilidades. Vivemos num mundo que, ao contrário do mundo de há uma centena de anos atrás, nos oferece imensas possibilidades. Nunca tivemos tantas ferramentas ao nosso dispor, nunca tivemos tantos direitos e liberdades como hoje. No que toca à questão da internet, sim, somos livres de escolher. A possibilidade está ao meu dispor, cabe-me mim tomar a decisão de usá-la e como usá-la. Posso escolher usá-la para meu beneficio. Mas para isso, é preciso conhecê-la e saber manuseá-la. Preciso estar consciente das questões da privacidade e da vigilância e saber contorná-las. É preciso saber como não nos expormos. E é precisamente aqui que reside o problema.

As possibilidades da Internet não surgiram sozinhas. Surgiram por necessidade do ser humano e porque assim o permitimos. Fomos nós que a criamos, ela não desceu dos céus e impôs-se.

Para usar esta ferramenta incrível de forma segura é preciso conhecê-la.

Para contornar a questão da privacidade é preciso saber como não nos expormos na Internet.

Para resolvermos a questão da mudança dos hábitos comunicacionais cara a cara é preciso ter consciência da realidade social e valores para saber manter relações sociais físicas saudáveis das quais tanto o ser humano necessita para o seu desenvolvimento pessoal.

And so on.

Como sempre, e em toda a história do ser humano, temos que saber tirar partido do que temos ao nosso dispor, para vingarmos e potencializarmos a nossa experiência neste mundo cheio de oportunidades.

Nada mudou. Apenas as circunstâncias.

Mundo velho, regras novas. Ou Mundo novo, regras velhas?

Imagem, fonte: https://41.media.tumblr.com/49b68aad606e1d9fc4bda62f97eacd24/tumblr_nhx7wb4RNU1tb3vqdo1_400.jpg

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s