YouGov: A potencial PR investigation instrument

Hoje vou introduzir-vos a uma ferramenta brilhante para as organizações e para os profissionais de Relações Públicas: A YouGov.

A YouGov é uma empresa inglesa de investigação dos mercados internacionais. A sua investigação é conduzida através de métodos online como questionários sobre diversos temas como politica, marcas, atividades, assuntos públicos, produtos, etc. Para responder a estes questionários, os utilizadores devem estar registados no site e ser residentes num dos países em que o site opera (Inglaterra, Alemanha ou E.U.A). A metodologia da empresa consiste em relacionar as respostas dos utilizadores com as suas informações demográficas. Isto permite criar amostras representativas da população, construir estudos e conhecer as opiniões dos utilizadores face a um determinado tema. Toda a informação está disponível no site https://yougov.co.uk/, sendo que alguma é de acesso gratuito. O site da YouGov conta com mais de 4 milhões de utilizadores de todo o mundo.

O site oferece um conjunto de ferramentas e serviços que podem ser requisitados por organizações. Muito resumidamente eles são:

BrandIndex: esta ferramenta permite avaliar a perceção de uma marca pelos públicos. Há um conjunto de informação que pode ser acedida gratuitamente pelos utilizadores, tais como o ranking das marcas com melhor perceção dos públicos.

Omnibus: o Omnibus é serviço pago que consiste na contratação de uma equipa especialista da YouGov para realizar investigação acerca de empresas, marcas, atividades, etc. de forma rápida, fácil, eficaz e com custos reduzidos através de inquéritos.

Costume Research: é um serviço que oferece uma investigação personalizada e exaustiva consoante as necessidades e requisitos do cliente.

Reports: é uma base de dados com relatórios feitos pela YouGov a partir da informação recolhida pelos inquéritos. Os relatórios abrangem setores como Finanças, Viagens, Alimentação, Media, etc. O acesso aos relatórios é feito através da sua compra.

Qualitative Research: consiste na encomenda de uma investigação a uma equipa da YouGov. Nesta investigação são utilizados métodos de investigação qualitativa, mas online como focus groups e entrevistas. Este serviço está direcionado para a investigação de opiniões e comportamentos do publico perante uma marca ou produto.

Para alem destas ferramentas e serviços que podem ser comprados, a YouGov oferece, gratuitamente, aos seus utilizadores, resultados sobre alguns inquéritos realizados.

Mas há uma ferramenta sobre a qual vou falar mais detalhadamente: a YouGov Profiles.

Resumidamente, o YouGov Profiles permite traçar o perfil dos consumidores de uma marca, o perfil do publico de uma atividade ou o perfil do típico fã de uma celebridade, através da informação recolhida por inquéritos feitos aos utilizadores. Para aceder a esta ferramenta gratuita, é necessária a inscrição do utilizador na página YouGov Profiles (https://yougov.co.uk/profileslite#/).

O YouGov Profiles funciona da seguinte forma: o utilizador pesquisa uma marca, atividade, organização ou figura publica da qual quer conhecer o perfil do consumidor/fã/publico. A base de dados da YouGov reúne toda a informação dos perfiz dos seus utilizadores e cria um perfil geral do consumidor/fã/público.

Pesquisei o perfil do consumidor da marca Twix (marca de chocolates) e foi este o resultado:

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O consumidor da marca Twix apresenta o perfil demográfico acima ilustrado. Além do perfil demográfico, existem outras categorias como Lifestyle, Personality, Brands etc. que permitem ilustrar mais pormenorizadamente os comportamentos, hábitos e atitudes do consumidor.

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Estas categorias permitem conhecer dados relevantes como as atividades praticadas pelos consumidores, os seus interesses, as marcas com que se relacionam ou são também consumidores, as plataformas online e Social Media que mais utilizam, o tipo de Media a que mais estão expostos, o tipo de personalidade entre outros dados.

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Para os profissionais de Relações Públicas, o YouGov Profile é um Holy Grail da investigação. Este instrumento fornece informações relevantes acerca do nosso público (neste caso, consumidores) que podem ser úteis na tomada de decisões.

As categorias “Demographics” e “Lifestyle” oferecem informações que devem ser consideradas na decisão da forma de comunicar com este público: formalmente, informalmente, de forma mais familiar, etc.

As categorias “Lifestyle” e “Personality” revelam os valores do consumidor. Se a marca tiver valores em comum com o seu público, estes devem ser pensados como um elo de ligação e aproximação na nossa comunicação com os consumidores. Quando o público se identifica com os valores de uma marca, este tende a criar uma relação mais próxima e fiel com a marca.

A categoria “Brands” permite identificar as marcas com que o nosso consumidor se relaciona. Esta é uma forma de identificar concorrentes e potenciais parceiros que poderão trazer novos consumidores à minha marca.

Por fim, as categorias “Online” e “Media” fornecem-nos informação acerca do tempo que o consumidor despende, por semana, a ver televisão ou a navegar na internet. A partir desta informação podemos identificar os meios de comunicação que o público mais usa e reforçar a comunicação nesses mesmo meios. É ainda possível identificar quais as plataformas online que o consumidor mais usa e visita, sendo também este um dado importante na construção de uma estratégia de comunicação.

A YouGov Profiles permite fazer uma recolha e analise de informação relevante para a construção de estratégias de comunicação, tendo por base o perfil do típico consumidor da marca. É uma ferramenta gratuita quer requer apenas a inscrição na página YouGov Profiles. A YouGov tem uma base de dados sempre em atualização. É, de facto, uma ferramenta  que as organizações devem considerar nas suas investigações pelo facto de fornecer informações importantes e atuais sobre os mais variados setores, que podem ser uma mais valia na investigação e na construção de uma estratégia.

Contudo, o YouGov Profiles tem algumas restrições: os perfis dos consumidores são construídos com base apenas na informação dos perfis dos utilizadores residentes no Reino Unido. Por isso, a maior parte da informação só é fiel à realidade do Reino Unido. Pode-se alterar o país de pesquisa para os E.U.A, mas não é possível pesquisar o perfil do consumidor americano de uma marca ou organização gratuitamente.

Deve-se ter em atenção outro facto: a informação que nos é dada é formada a partir da generalização de informação proveniente de inquéritos online, pelo que o perfil que é traçado a partir do YouGov Profiles não pode ser aplicado a 100% dos consumidores da marca. Trata-se de uma amostra representativa.

Se a base de dados da YouGov considerasse informação proveniente de todos os países e se fosse possível personalizar a pesquisa relativamente ao país do consumidor, esta ferramenta seria Flawless!

 

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