Once you go RP, you never go back: The George Pub edition

Fui jantar ao The George Pub um dia destes com o meu mais-que-tudo e queria partilhar convosco a experiência. Não apenas a experiência que a refeição e o ambiente proporcionam, mas também a experiência que um futuro profissional de RP absorve inevitavelmente quando entra em qualquer espaço de uma empresa ou organização. Once you go RP, you never go back.

The George Pub é um restaurante/bar inspirado nos tradicionais Pubs Britânicos, situado na Baixa-Chiado, a 20 metros da estação de metro Baixa-Chiado.

Era quase hora de jantar quando lá chegamos. A entrada do restaurante é simples com recortes tradicionalmente ingleses: vemos grandes janelas de vidro com toldos que dão acesso visual ao restaurante e à porta existe um letreiro com o nome do Pub. É engraçado ver como os traços da casa pombalina absorvem o estilo britânico do pub como se fosse seu. O espaço estava cheio.

A primeira coisa que analisei foi a organização do espaço e a decoração:

Quando entrei deparei me com um ambiente escuro, pouco iluminado, que remete para as típicas tabernas britânicas. A decoração da sala principal tinha um estilo vintage e rústico, muitos apontamentos em madeira escura e pedra. Mais uma vez, faz lembrar as tabernas tradicionais britânicas. Esta sala dava acesso a uma outra que se distinguia um pouco da sala principal: a decoração era também vintage, mas mais romântica: o estilo das mobílias e assentos e o papel de parede fazem ressaltar esta característica. O bar situa-se na sala principal e esta tem uma grande televisão onde estava a passar um jogo de futebol.

A segunda sala exibe um ambiente intimista (que é reforçado pela abertura na sala que nos permite observar os cozinheiros a trabalhar) e sossegado, onde se tomam as refeições e se conversa. Estas salas não estão separadas fisicamente: há duas grandes entradas que as unem. Percebe-se que há uma intenção na disposição e decoração do espaço: tomar uma refeição sossegada na segunda sala e logo a seguir tomar um copo e divertirmo-nos durante a happy hour, na sala principal.

Há um valor principal que o Pub transmite apenas com a decoração e organização do espaço: a preocupação em satisfazer as necessidades distintas dos seus clientes: O Pub preocupou-se em criar dois espaços comuns, mas distintos onde os clientes podem tomar uma refeição e conversar sossegadamente ou beber um copo e divertirem-se num ambiente alegre.

A disposição dos clientes confirma o que o espaço nos conta.

Em segundo lugar foquei-me nos clientes:

O público que frequenta o Pub é maioritariamente adulto (entre os 30 e os 60 anos) e maioritariamente de nacionalidade inglesa: todos os turistas ingleses que passaram por Lisboa naquele dia estavam lá! Simplesmente tinham que lá ir honrar as suas raízes e validar o espaço. Mas o facto de a maioria do público ser de nacionalidade inglesa dá-nos a sensação de estarmos num Pub inglês genuíno. O público que frequenta o Pub dá genuinidade ao espaço que, reciprocamente se valida como genuíno.

O público era alegre, simpático, muito divertido, mas maduro, o que favorece o espaço do Pub e lhe dá um ar algo requintado (que depois é confirmado pelos pratos servidos), apesar de ser um Pub.

Quase não vi ninguém agarrado aos telemóveis. Fiquei impressionada por ver grupos de pessoas que estavam entregues ao espírito do convívio a conversar sem estarem de olho no telemóvel. Apesar de o Pub oferecer WiFi gratuito, as pessoas estavam mais preocupadas em conviver. Isto concretiza os valores de um verdadeiro Pub: o convívio tradicional, feito com uma cerveja na mão em vez de um smartphone.

(Uma das coisas que aprendi quando lá estive foi que as pessoas mais velhas sabem-se divertir, de facto.)

Depois observei os colaboradores do Pub:

Os colaboradores eram do sexo feminino. TODAS. Elegantes, muito bonitas, jovens e com um ar simpático muito enganador. Falavam todas inglês, ou eram mesmo inglesas. Na hora do atendimento foram muito pouco acolhedoras e de muito poucas palavras. Por isto, as colaboradoras não encaixavam muito bem no ambiente do Pub e nos valores que este transmite. O atendimento é uma coisa que deve ser pensada neste restaurante. Um atendimento mais simpático e atencioso seria a cereja no topo do bolo para o Pub.

E por fim analisei o ambiente e a interação no espaço:

Os tradicionais Pubs ingleses são pensados como um espaço de convívio e diversão, onde se pode beber um copo, assistir a um jogo de futebol e conversar com os amigos.

E o The George Pub não foge à regra.

Quando olhamos à nossa volta e observamos a relação entre os clientes e a relação dos clientes com o espaço surgem imediatamente os valores do convívio com os amigos, da intimidade e da diversão.

E claro, não podia faltar a comida. Deliciosa, requintada, sabores diferentes, bem-apresentada, descreve na perfeição o The George Pub.

Concluindo, é interessante ver os valores que uma organização transmite através das suas partes individuais e depois vê-los validados (ou não) quando essas partes individuais interagem e se relacionam.

Exemplo disso é o Pub. Os valores que a decoração, o espaço, o público e os colaboradores transmitem individualmente são depois confirmados quando observamos o todo: a dinâmica destas quatro partes. E isto demonstra na perfeição quando algo é bem pensado e construído.

A reputação e o sucesso de uma organização são construídos, em grande parte, pela consistência que esta apresenta nos valores que transmite.

Avaliação:

O staff é algo que necessita de ser melhorado. Num ambiente de convívio e diversão, espera-se que os colaboradores sejam simpáticos e atenciosos e, neste caso, isso não se verifica, quebrando um pouco a consistência dos valores que o Pub tenta transmitir.

Apesar de haver WiFi disponível para os clientes, esta característica não é muito relevante. Pela experiência que tive no Pub, entendi que o convívio pessoal é mais valorizado no espaço do que a experiencia online. E, se for intenção do Pub, isto potencializa os valores transmitidos.

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Avaliação final da consistência dos valores transmitidos pelo The George Pub: 17/20

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